Total de visualizações de página

sexta-feira

Sexo – Nós só pensamos Naquilo!



Segundo Freud o resumo da ópera está no sexo. Frustrações, emoções, alegrias, traumas, medos, apatias, simpatias, é tudo decorrente de nossa relação com a nossa sexualidade.

Não entendo muito de psicanálise, mas nem precisa. Olhe à sua volta: De um lado, Propagandas de cerveja exibem mulheres seminuas para chamar atenção dos consumidores; programas de televisão usam a sensualidade para aumentar a audiência; musicas de duplo sentido (e as vezes de sentido único) fazem ‘sucesso’ ; atores, atrizes e personalidades não resistem aos pomposos cachês para posarem nus; a industria pornográfica ganha milhões com a comercialização de filmes, apetrechos, literaturas, e sites; as mulheres nas ruas usam cada vez menos roupas, seguindo a ‘moda’; Enfim, para onde se olhe tem sexo.

E na igreja? Bom, tem os que o Caio chama de santarados, pervertidos, que adoram ouvir e bisbilhotar as histórias sexuais dos outros, principalmente nos circos das comissões de disciplina: como foi? De que jeito? Em que posição? Fez mais o que? – são as perguntas ‘técnicas’ que se faz. E aquilo que deveria servir pra ajudar, acaba se transformando na ‘playboy’ dos crentes. Sem falar nos aparentemente santinhos que não suportam as roupas coladas das irmãs na igreja, e se masturbam depois, ou fazem sexo com sua mulher pensando ‘naquela irmãzinha’ delicada que lhe pediu um conselho.

Bem estou dizendo tudo isso, e tenho certeza que não minto, pois isso que digo, não é especulação e sim constatação, porque é tempo da gente se enfrentar, se entender, e decidir pra que lado a gente quer ir:

Para o lado da hipocrisia, de dizer que isso não acontece, de subliminar nossas taras e desejos, pedindo a Deus pra ninguém desconfiar do que somos capazes de pensar ou fazer, do lado dos que dão conselhos aos outros pra fazerem ou deixar de fazer o que a si mesmo sobeja – os nossos mais íntimos pecados inconfessáveis .

Ou Para o lado daqueles que admitem ser o que são, não estão preocupados em representar um papel para fora, sem que isso seja a verdade do lado de dentro, dos que são suficientemente capazes de olhar pra dentro de si e encarar os ‘demônios’ interiores, e assim, sem medo, se colocar aos pés de Cristo, para a cada dia ser melhorado, como crente e como gente!


A negação é uma mentira prolongada. Mas como sua semelhante tem pernas curtas. E logo a verdade aparece. E aí tem gente que estranha o comportamento de fulano de tal que era isso e aquilo e agora fez aquilo outro. Na verdade o fulano sempre foi o que foi, apenas aprendeu a negar o que é, e chegou um tempo em que não deu mais pra representar o papel, caiu a máscara e o rei ficou nu. Não dá pra não viver num mundo cheio de apelos sexuais, mas a cada dia dá pra andar em graça e misericórdia.
Dou glória a Deus, pois para Ele eu sou um eterno flagrante, ele sabe de tudo, estou sempre nu diante dele, pois ele me conhece mais do que conheço a mim mesmo. E é diante dele que recebo o aperfeiçoamento, o que não me faz perfeito, pois pecado sou, mas me coloca no caminho da verdade. De modo que quando alguém me confessa um pecado, para desabafar, a sensação que tenho é de estar diante de um espelho! Esse cara parece comigo. E minha tristeza é de ele pensar que eu sou perfeitinho, meu Deus, se puxar o minha linha de costurar vão encontrar uma corda de amarrar navio!
Sexo não é o problema, o problema são as máscaras. É por isso que Jesus disse que Prostitutas precedem no reino de Deus aos fariseus. Sexo é bom e sadio, mas o diabo – perito em perverter o sagrado - criou a prostituição, da qual a Palavra diz: Fugi dela! Fugir da prostituição não é negar nossos instintos, mas não ser dominados por eles. Isso é que me faz diferente do meu cachorrinho.

Outro dia falo mais no assunto, principalmente das máscaras.

Bom dia e Boa Copa 2006 – afinal, Deus definitivamente não é brasileiro, mas eu sou.

Moises Almeida.