Total de visualizações de página

domingo

Desigrejados - Nova Onda?

Com o aumento da diversidade das igrejas evangélicas com seus conteúdos cada vez sem conteúdo algum, brigas por poder, dinheiro, disputas internas, desilusões pela graça não alcançada e o afastamento dos ensinos de Jesus, aumenta o número de pessoas que preferem se afastar da igreja para manter a Fé!

Parece contraditório que com o propósito de salvar a sanidade mental e os princípios dos ensinamentos cristãos, se tenha muitas vezes que abandonar a igreja institucional.

Na contra-mão da europa onde igrejas tem sido vendidas para se tornarem mini shoppings e danceterias, a igreja evangélica brasileira tem crescido mas carente de identidade e conteúdo cristão.

Passar a vida inteira num ambiente castrador da liberdade individual sob a desculpa da 'sã doutrina' que na verdade é o legalismo em trajes escriturísticos por meio de interpretações míopes, assistir disputas internas pelo poder de cargos e posições eclesiásticas, ver as negociatas políticas de apoio ou lançamento de políticos em nome da defesa da Palavra, quando na verdade é a abrangência do território\área de poder, tornam o ambiente religioso evangélico pouco atrativo para alguém medianamente normal.

Ao mesmo tempo que devemos manter nossa união, irmandade, comunhão, não é possível viver submetidos à tirania espiritual.

O que faremos pois?

Ora, vamos nos reunir, orar, compartilhar, cantar, conversar, comungar, do mesmo jeito que sempre fizemos  tendo em mente  o seguinte:

1 - A igreja (com 'i' minúsculo) é e sempre será imperfeita e manipuladora
2 - Ainda assim precisamos estar irmanados e edificando-nos uns aos outros
3 - Ter a certeza que igreja não salva, pastor não salva, ritos não salvam, a salvação vem de Cristo.
4 - Saber que igreja não é Deus e Deus não é igreja, logo se afastar da igreja não é o mesmo que se afastar de Deus, só se afasta de Deus quem se afasta da Igreja (com 'I' maiúsculo - Igreja invisível e comprada pelo Sangue do Cordeiro)
5 - A obediência ao pastor, padre, sacerdote, apóstolo, paipóstolo, bispo, ancião, vai até o cumprimento daquilo que a Palavra testifica como verdade. Passou disso é loucura e submissão opressora.
6 - Não existe essa onda de 'estar sob a cobertura do pastor fulano', estamos sobre a cobertura de Cristo!

Sabendo disso, dá pra ficar e sossegar o coração.

Mas se mesmo assim não puder...ser desigrejado não é o mesmo que ser órfão de Deus, Deus não morreu, Ele está vivo!

NEle, em quem Abraão creu e isto lhe foi imputado como justiça, mesmo quando não havia evangélicos.


Moisés Almeida