Total de visualizações de página

sábado

EXISTEM PESSOAS QUE GOSTAM DE SOFRER!

Tenho observado em certas pessoas um gosto esquisito pelo sofrimento. Há uma relação masoquista sendo desenvolvida na mente de muita gente. Viver é sofrer, então para se sentir vivos tem-se que sofrer necessariamente – esse é o pensamento dos que defendem o direito de sofrer.
Entre os crentes é onde encontro o maior contingente de defensores dessa causa. Se as coisas estão boas, se sentem logo abandonadas por Deus, deve haver logo, alguma coisa errada, são do tipo: ‘estou tão bem, acho que vai acontecer alguma coisa ruim’. Só se acham perto de Deus quando as circunstâncias os empurram para os círculos de oração a fim de buscar a ‘vitória’. São peritos em garimpar problemas para se sentirem vivos, e muitas vezes o fazem de forma inconsciente. Até mesmo seus jejuns não são para um tempo de meditação e oração, mas uma medida asceta de fazer o corpo padecer, como se o corpo fosse a fonte de seus problemas, e não o coração.
O que precisamos entender é que o mal muitas vezes nos afligem não vêm de Deus e nem do diabo. Aliás o maior diabo que enxergo em muita gente são elas próprias. Sim, você é seu diabo, seu acusador. Não estou aqui psicologizando o diabo-ser e retirando dele os créditos das desgraças humanas, não. O diabo-ser existe. Estou apenas dizendo que, na maioria das vezes são nossos atos impensados, nossas palavras fora de hora, nossas atitudes desvairadas, que viram o nosso ‘diabo’. E depois culpamos o diabo-ser sem discernir somos o ser-diabo de suas próprias vidas.
Deus quer o nosso bem. Isso não significa que vamos viver sem problema na vida, aliás foi Cristo mesmo quem disse que ‘no mundo teríamos aflições’, mas não precisamos ficar tarados no sofrimento para nos sentirmos bem. Essa idéia de associar sofrimento e fé, vem dessa mania de querer fazer sua parte na ‘purgação’ dos pecados, como se o sofrimento de Cristo na cruz não fosse suficiente. É dar uma ajudinha ao calvário.
Não podemos cair na armadilha dos que professam a teologia da prosperidade, nem por outro lado esbarrar nos masoquistas cristãos. O melhor é manter o equilíbrio. “O Senhor é meu Pastor: Nada me faltará” tem que casar com “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” .
Já basta o sofrimento 'natural' da vida, não vale a pena ficar procurando mais razão para sofrer.

Moisés Almeida.


(Comente esta mensagem usando o 'comments' do blog ao final de cada uma, ou escreva diretamente ao autor : www.moisesrivele@bol.com.br