Total de visualizações de página

sábado

Musica de Deus e Música do Diabo?

Gosto de ouvir boa música.

Me fascinam as poesias e interpretações de grandes músicos brasileiros. Gosto das músicas de Chico Buarque, Osvaldo Montenegro, Djavan, Adriana Calcanhoto, e muitos outros; música para a alma, para quem consegue absorver a calmaria e serenidade de uma boa poesia cantada.

Mas... sou cristão graças a Deus!

E muita gente começará a me criticar a partir de agora por declarar isso.

O que eu queria mesmo era fazer você refletir sobre essa coisa de música de Deus ou do diabo, pois na maioria das mentes evangélicas, a única música possível de ouvir é a evangélica, qualquer outra melodia será do diabo, “não edificam”, dirão alguns.

Primeiro devemos entender que existem três espíritos operando no mundo:

1) O Espírito de Deus
2) O Espírito do Homem
3) O Espírito do Diabo

Quando falo de ‘espíritos’, estou me referindo não apenas a persona, mas ao conjunto de concepções, idéias, produções e sentimentos, provenientes dessas três fontes.

Dizer que todas as coisas do mundo se resumem em coisas de Deus ou coisas do diabo, é cair num reducionismo dualista, que está muito longe da verdade. Como falei, assim como existem três espíritos operando no mundo, existem produções desses espíritos também, na vida social, na economia, na religião, na música, em todas as esferas humanas.

A música é um dom. Que pode ser usado para o bem ou para o mal, como todas as coisas que Deus fez, ora, Deus fez o sexo e o diabo a prostituição, Deus fez o culto e o diabo a profanação. Lutero dizia que o diabo é o macaco de Deus, pois sempre procura imita-lo “ser semelhante ao altíssimo”, só que do modo inverso.

Existe a música do diabo, sim, é a música que profana, que exalta a prostituição, que louva a demônios, que incita à violência, é a música a serviço do mal.

Existe a música de Deus, é o louvor, é a forma de a criatura exaltar o criador, falar das grandezas de Deus, de seu amor, de sua salvação, do dom da vida, da esperança, da eternidade. Deus habita nos louvores.

Existe também a produção humana, que não está a serviço do mal, mas também não está ‘cantando a bíblia’, fala da natureza, das flores, da dor, da separação do amor, da mulher, da vida, é a poesia cantada, é o homem falando de si mesmo.

Ninguém acha que o poema JOSÉ, de Carlos Drumond de Andrade é do diabo, mas basta Paulo Diniz gravá-la musicalmente para virar coisa do demo? Pelo amor de Deus, vamos para de ser hipócritas e aceitar os fatos.

Existe sim muita música dita ‘do mundo’ de boa qualidade, musical e poética, músicas que enaltecem a natureza, outras que celebram o amor, outras que indagam sobre o sentido da vida. Há aquelas que lamentam um amor não correspondido, muitas que enaltecem uma musa ou um herói.

Também muita música evangélica de péssimo gosto, são música pobres poeticamente, 'luz' rima com 'Jesus', 'conduz', 'seduz', 'cruz', 'reluz' , com arranjos desarranjados e de péssima qualidade, sinceramente tem muitos hinos que eu só ouço na igreja, mas jamais perderia meu tempo ouvindo-a em minha casa, sem falar de erros doutrinários crassos contidos nas letras. (Se é pra falar de Jesus, que fale direito!)

É interessante notar a discrepância de nossas 'convicções' a respeito desse assunto, como diz Ricardo Gondim, no livro "É proibido: o que a bíblia permite e a igreja proibe", editora Mundo Cristão: "...agimos ambiguamente ao nos relacionarmos com a produção cultural dos não cristãos. Rejeitamos suas músicas, mas aceitamos suas descobertas médicas; julgamos ser o teatro algo estritamente mundano, mas aceitamos as propostas de um partido político e chegamos a franquear o púlpito de nossas igrejas aos seus discursos"..."Uma música para ser sagrada não necessita limitar-se em louvar a Deus ou versar sobre assuntos espirituais. A Bíblia contém um livro, Ester, que não trata diretamente de Deus (sequer o menciona), mas deixa sua presença implícita por todo o texto. Em Ester, Deus é louvado na história do comportamento dela como rainha, comportamento que se mostrou fundamental na preservação do povo judeu. A pureza do texto vem do tema que ela trata. Tudo o que engrandece a humanidade, enriquece o espírito, leva à reflexão da verdade ou faz questionar os valores da vida é digno. Na determinação da sacralidade de uma obra não há um imperativo de que sedirija sempre a Deus."

Existe muita gente boa também aqui do 'lado de dentro', e pra não me acusarem de só citar gente ‘lá de fora’, aqui vão alguns nomes de minha preferência : Josué Rodrigues com sua suavidade e poesia, Vitorino Silva , Marcos Góes, Grupo Logos e mais alguns que cometo a injustiça de não citá-los. Mas sinceramente, a grande maioria, se fosse viver do dinheiro que eu gasto com comprando seus cds, teriam que mudar de 'profissão', isso mesmo, porque 'cantar pra Jesus' agora virou profissão, existe um mercado, marketing e muito dinheiro envolvido. Não vou entrar na discussão de ser certo e errado, não nesse momento.

Os mercadores do templo, voltaram a fazer plantão!

Pois bem gente, nem toda música do mundo é do diabo e nem toda música evangélica é boa.

Respeitem vossas inteligências ...e vossos ouvidos!

Moises Almeida

12 comentários:

Anônimo disse...

oi tio estamos orando por vc!!!
tua família tem ogulho de ti!!!

beijos andreza, lucas e marinez

Solano Basileu disse...

Concordo em "gêneros", número e grau... Fica na paz de Jesus, o Cristo!!!!!

Anônimo disse...

A paz amado em Cristo Jesus!

O irmão está certíssimo. Que Deus te abençoe!!!
Jackieiluminada@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ola,bem preferir fazer um comentario em relacao as musicas,n concord

Anônimo disse...

ola n concordo c essa tese em relacao a musica primeiro pq se tem hinos n perfeitos n importa pq e p louvar a Deus e ele nos ouve c coracao e n c ouvidos prontos p julgar a voz ou som,mas ele sonda o coracao e recebe o louvor do quebrantado e humilde muitas vezes o q tem a voz + feia!tb n acho q crente tem q ouvir musicas de amor n correspondidos,ou cantar p flores,fazer poemas vaos mas sim p louvar somente a Deus e falar do amor de Deus na constituicao de familias q sao as musicas p casais,p dizer q casamento e uniao e plano de Deus.n podemos servir a dois senhores,se nos colarcamos musicas cantadas p impios estamos atraindo espiritos mundanos p nossos lares,querendo ou nao estamos separados do mundo e o q e do mundo e do mundo,e de Deus e de Deus.
Somos consagrados a ele,entao td tem q ser ungido.se alguem triste por amor ouve uma musica dessas vai da vontade de morrrer essa e a ideia q o diabo vai da a ele,ou entao se embreagar.

Anônimo disse...

Entao creio q tem gente inovando d+ o protestante,acho ate q muitos perderam a essencia e o seblante cristao,fazendo c q o Espirito de Deus seja oprimido,e ele o amado consolador e muito sencivel,as igrejas precisam agradar ao amavel Espirito Santo,e n ouvir musicas do mundo,isso faz c q o Espirito Santo fique triste e oprimido,"contra o Espirito Santo n ha perdao"..Analise!

Anônimo disse...

Mas essa e minha opiniao,mas estou aprendendo d+ c vc..Deus te abencoe vc e uma grande bencao

Anônimo disse...

Não dá pra adorar a Deus e ao diabo... a Biblia mesmo fala isso... Infelizmente existem pessoas que ainda distorcem a palavra de DEUS... É preciso ter sabedoria...

Só tenho a lamentar que esse tipo de pensamento exista dentro da igreja... Mas oro para que o Senhor levante verdadeiros adoradores... que O adorem em ESPIRITO E VERDADE...

Busquem direção, sabedoria, maturidade em DEUS antes de escrever esse tipo de coisa...

Anônimo disse...

Graça e Paz irmão... veja um estudo sobre Levitas... e se informe melhor... Que Deus te encha de sabedoria...


Os levitas foram chamados e separados para servir. Servir e adorar em unidade. Servir a Deus, à Casa de Deus, ao povo de Deus, a seus líderes, sem murmurar. Tudo o que faz é com coração inclinado para Deus, com a vida correta e com disposição ministrada pelo Espírito Santo.

No Ministério Levítico não existe oportunidade, existe "chamamento". E esse chamamento envolve saber que só se tem uma vontade: fazer a vontade de quem o legitimou. Obras da carne não são próprios de um Levita de Excelência. Eis o que lhe é próprio: bondade, mansidão, temperança, amor, alegria. E esta alegria não é apenas um estado da alma. É gozo, um Fruto do Espírito. Não é condição física, é uma atitude espiritual. Alegria não é resultado de uma conquista, mas sim estratégia para vitória. Não produzimos uma alegria. Recebemos. O levita tem facilidade de receber, pois é sensível, é apaixonado por Deus. A obediência é uma de suas principais características, pois, sabe que aqueles que não obedecem assinam o óbito. (I Sm 15:22b).

Anônimo disse...

Só faço uma pergunta pra essa tamática toda, que é perguntar se por chamamento ou amor um desses levias, ai intitulados que louvam o senhor e somente para o senhor, se eles vão a um aigrejinha pequena,e sem cobrar caché ou oferta chamem como for, vai nada, são astros da mesma forma, sentem e ouvem ,tambem as músicas chamadas mundanas, ou teria outro nome ,se estamos vivendo nesse mundo,com todo respeito amados irmãos por amor e pela misericordia do senhor não por dogmas ou psicologia negra que é praticada nas "igrejas" somente para induzir os pobres de conhecimento a fazerem o que eles querem, não o que os mesmos fazem, hán.por isso mesmo o senhor ja advertia que esse mesmo povo perece por lhe faltar o conhecimento, que conhecimento é esse, é o conhecimento que um homem ,como eu, você, que tem os mesmos conflitos, os mesmos anseios, as muitas perguntas sem respostas, inclusive dentro de suas proprias casas, ´que detem a verdade,a minha verdade, a verdade de Deus, fico preocupada em ver as proporções de estragos em que a igreja tem em parte levado a seus fieis, cegamente a acreditar que o seu ser não existe, suas indagações ,seus conflitos, suas dores, será que tenho que suprimí-las todas, em nome de uma religiosidade farisaica, cuidado e cautela meus irmãos, ser servo do senhor não nos faz ser inquisidor de ninguem,ou de nada, sua verdade, pode não ser pra mim, a verdade, e assim sucessivamente, parabenizo, que alguem tenha a ombridade de assumir e dizer sou evangélico, gosto das outas fomas das pessoas expressarem amor, poesia,de louvar a Deus, abrindo seu coração compartilhando com uma situação trágica, a historia de sua vida, em forma de música, e mesmo já sabendo que os hipócritas fariseus vão desaprovar. há u dito " que, o que não suporto nos outros é o que eu queria fazer, mas em nome de uma hipocrisia não faço, prefiro atirar a pedra, me esquecendo do que Jesus, disse, aos algozes daquela mulher, que se dizia ter sido pega em adulterio, quem não tem pecado que atire a primeira pedra. sou pecadora, assim como todos nós, inseridos neste mundo e não há um se quer,santo,ou ja salvo, pelo contrario vivemos alimentados por uma esperança até a ùtima hora. seja quem for, pastor, bispo, apostolo,servo fiel, não fiel, todos estamos em igual modo principalmente quando faço a acepção á mundanos,á incredulos, à impios. deixe que Jesus, viva dentro de você, não você querer viver dentro de Jesus.epsss!!!, e o diabo só existe por que você da muito valor a ele, coloca muita culpa nele, sendo que o verdadeiro culpado da desgraça humana hoje não é o diabo é o proprio homem, com sua verdade mentirosa. Ficarei feliz em ler seu comentario. e todas as músicas são de Deus,não foi ele quem deu a inteligencia ao home?

Unknown disse...

oi pastor,sou de paulista-pe membra da ass. de Deus do campo do recife.fico muito incomodada em saber que o ministerio não permite que nenhum orgão da igreja cante os hinos do voz da verdade,pois acho que é por causa do que comentam que eles fazem parte de uma ceita.ainda não me disseram o verdadeiro motivo.Só sei queacho os louvores lindo,que faz encher meu coração:ALÉM DO RIO AZUL,MEU ESCUDO...porque será que alguem não faz nada?

Unknown disse...

oi pastor,sou de paulista-pe membra da ass. de Deus do campo do recife.fico muito incomodada em saber que o ministerio não permite que nenhum orgão da igreja cante os hinos do voz da verdade,pois acho que é por causa do que comentam que eles fazem parte de uma ceita.ainda não me disseram o verdadeiro motivo.Só sei queacho os louvores lindo,que faz encher meu coração:ALÉM DO RIO AZUL,MEU ESCUDO...porque será que alguem não faz nada?