Total de visualizações de página

sábado

A Loucura da Confissão positiva - Base da Teologia da Prosperidade

Garimpando na net vi esse texto que vale ler. Veja o que os profetas da prosperidade e confissão positiva pregam, verdadeiro 'lixo teológico'. Estão nessa onda o RR Soares, Valnice Milhomens, Robson Rodovalho, Edir Macedo, Morris Cerullo, entre outros. (Moisés Almeida)


Frases dos 'Positivistas' - Pessoas destituídas de razão

Texto de : Anderson Henrique Maciel

É indiscutível o desencontro entre a Palavra de Deus e a doutrina da Confissão Positiva e Teologia da Prosperidade Financeira.


"Jesus era sempre positivo em Sua mensagem" (E.W.Kenyon)."Nosso problema é que oramos e confessamos muito., mas não mandamos. É gostoso mandar!... Jesus pagou o preço para fazermos isso..." (Kenneth Hagin Jr)."Não ore mais por dinheiro... Exija tudo o que precisar. Deus quer que seus filhos usem a melhor roupa, dirijam os melhores carros e tenham o melhor de tudo... simplesmente exija o que você precisa" (Kenneth Hagin)."A fé em Deus - fé que parte do coração - acredita na Palavra de Deus, sem importar quais sejam as evidências físicas. Uma pessoa que busque cura deveria olhar para a Palavra de Deus e não para seus sintomas. Ela deveria dizer: "Sei que estou curada, porque a Palavra diz que pelas suas pisaduras eu fui curada" (Kenneth Hagin).


É errada a idéia que "o Senhor Deus é quem cura, e que Ele é o responsável para que os milagres ocorram. Enquanto você esperar que Ele venha curá-lo, provavelmente continuará sofrendo. Se você descobre que certa coisa é sua, você não precisará de nenhuma fé para exigir aquilo que sabe que é seu. Você simplesmente tomará posse do que é seu. Você deve exigir o cumprimento do seu direito imediatamente e, logicamente, ficar curado. Você deve exigir os seus direitos em Cristo.


Usar a frase 'se for a Tua vontade' em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração. Não é pela misericórdia de Deus que você poderá ser curado, mas sim que você tem o direito de exigir a sua cura. É só você crer no que o Senhor declara e exigir a Sua bênção (exigir de Deus a bênção), ordenando ao mal que saia do seu corpo. Você não precisa orar, jejuar ou pedir a quem quer que seja para orar por você. Segundo estas declarações (Is 53.4,5) você pode ter certeza absoluta que Deus já o curou. Você é o único responsável por sua cura. Você deve exigir o cumprimento do seu direito imediatamente e, logicamente, ficar curado" (R.R.Soares, "O Direito de Desfrutar Saúde", pp. 6,7,8,10,17-19,23,31).


"Aquilo que você diz invariavelmente torna-se no que você será ou terá. Falar em fracasso, comentar o quanto você sofre, confessar o que o mal está lhe fazendo, é dar aos poderes das trevas o senhorio da sua vida. As suas palavras farão de você um vencedor ou um derrotado. São as nossas palavras que nos darão saúde, ou que nos manterão enfermos. Os sintomas não significam que você já esteja doente. Quando você fala dos seus sofrimentos e dissabores... você faz com que o inimigo tenha mais força e controle sobre a sua vida. Quem confessa isso está semeando as piores sementes da destruição. Quando o diabo lhe trouxer qualquer sintoma de doença ou de qualquer outra coisa, recuse receber e resista-lhe usando a Palavra do Senhor. Assim, você não ficará enfermo. É impossível alguém confessar fracassos e derrota e viver vitoriosamente. Não adianta ficar orando, jejuando e pedindo ao Senhor que o vença (o diabo) por você". (R.R.Soares, A Sua Saúde Depende do que Você Fala, pp. 5,6,9,10,42,43).


Façamos um resumo da doutrina apresentada por R. R. Soares: (2)


1) Não é Deus quem cura.

2) A ocorrência de milagres não é responsabilidade de Deus.

3) É inútil ficar esperando por Deus.

4) O crente não precisa de fé para exigir o que é seu.

5) O crente deverá simplesmente exigir seus direitos em Cristo.

6) Colocar-se à mercê da vontade de Deus anula a oração.

7) A cura não decorre da misericórdia de Deus, mas do direito a que fizemos jus, o qual deve ser exigido.

8) Basta exigir que o mal saia do corpo, sem necessidade de orar ou jejuar, ou pedir oração a qualquer pessoa.

9) As doenças que os crentes julgam ter são apenas sintomas.

10) Quem fala de seus sofrimentos e dissabores está semeando as piores sementes da destruição.


Benny Hinn tenta resumir a questão assim: "Se seu corpo pertence a Deus, não pode pertencer às enfermidades".Kenneth Copeland: "Depende de você decidir se quer ou não viver sofrendo enfermidades".


Kenneth Hagin: "Faz grande diferença aquilo que alguém pensa. Acredito que esse é o motivo pelo qual muitas pessoas estão enfermas. O que faz um crente ser bem-sucedido é o pensamento certo, a crença certa e a confissão certa"."Usar a frase 'se for a Tua vontade' em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração (R.R.Soares, livro O Direito de Desfrutar Saúde, p. 11, citado por Paulo Romeiro, Supercrentes, p.37).


"Jesus me apareceu e disse que se alguém, em qualquer lugar, quiser tomar esses quatro passos ou pôr em operação esses quatro princípios, sempre receberá o que quiser de mim ou da parte de Deus Pai:

Passo 1 - Diga a coisa: positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo.

Passo 2 - Faça a coisa: Os atos derrotam-no ou lhe dão vitória.

Passo 3 - Receba a coisa: Compete a nós a conexão com o dínamo do céu.

Passo 4 - Conte a coisa: Contar para que outros também possam crer. (Kenneth Hagin, Como Registrar Seu Próprio Bilhete com Deus, p.5, citado por Hank Hanegraaaff, em Cristianismo em Crise, p. 81).


"Nunca jamais, em tempo algum vão ao Senhor e digam: 'Se for da tua vontade...' Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês. Quando vocês oram "se for da tua vontade, Senhor" a fé é destruída. A dúvida espumará e inundará todo o seu ser. Resguardem-se de palavras como essas, que lhes roubarão a fé e os puxarão para baixo, ao desespero" (Benny Hinn, Levante-se e Seja Curado, ibid, p.295).


Frederic Price, outro arauto da Confissão Positiva, segue no mesmo diapasão: "Se você tem de dizer: 'Se for da tua vontade' ou 'Que se faça a tua vontade', então você está chamando Deus de idiota. É deveras estupidez orar para que a vontade de Deus seja feita. Isto é uma farsa, um insulto à inteligência de Deus". "O homem foi criado em termos de igualdade com Deus... O crente é chamado de Cristo... Eis quem somos: somos Cristo... Você é tanto uma encarnação de Deus quanto Jesus Cristo o foi. O Senhor fez o homem como o Seu substituto aqui na terra... O homem era Senhor... vivia em termos de igualdade com o Criador. Muitos não sabem ainda que são filhos e filhas de Deus tanto quanto o próprio Jesus... Nem o próprio Senhor Jesus tem uma posição melhor diante de Deus do que você e eu temos" (Kenneth Hagin, citado por Hank Hanegraaaff, Cristianismo em Crise, p. 116/7).


Observem que Hagin rebaixa Jesus a uma condição de desigualdade com o Pai, ao mesmo tempo em que promove a deificação do homem. Essa doutrina é a da serpente (Gn 3.5). "A razão para Deus criar Adão foi seu desejo de reproduzir a si mesmo. Adão não era um deus pequenino. Não era um semideus. Nem ao menos estava subordinado a Deus" (Kenneth Copeland)."Deus está duplicando a si próprio na Terra" (John Avanzini). "Vocês sabiam que desde o começo do tempo o propósito inteiro de Deus era reproduzir-se?... e quando estamos aqui de pé, vocês não estão olhando para Morris Cerullo; vocês estão olhando para Deus, estão olhando para Jesus" (Morris Cerullo). "Deus duplicou a si mesmo em espécie. Adão foi uma exata duplicata do tipo de Deus" (Charles Capps)."Jesus foi recriado nas portas do inferno" (Valnice Milhomens)."Anos atrás costumavam pregar: Ó, nós andaremos por ruas de ouro. Hoje eu digo: Não preciso de ouro lá em cima. Quero o ouro aqui embaixo". Benny Hinn"Você quer prosperar? O dinheiro vai cair sobre você da esquerda, da direita e do centro. Deus começará a fazê-lo prosperar, pois o dinheiro sempre se segue à retidão... Diga comigo: Tudo que eu possa desejar já está em mim". Benny Hinn"Acredito que a oração do Pai Nosso não é para os crentes hoje em dia" (Frederic Price)."Não somente a ansiedade é um pecado, mas também o ser pobre, quando Deus promete a prosperidade" (Robert Tilton, citado por Hank Hanegraafff, "Cristianismo em Crise", p.200).


"O diabo é que impede o dinheiro de chegar a você...". "A doença e a enfermidade procedem de Satanás..." (Kenneth Hagin, citado por John Ankerberg e John Weldon, em Os Fatos sobre o Movimento da Fé).


"Envie-me seu pano verde de oração como meu ponto de contato com você!... Quando eu tocar em seu pano será como se estivesse tocando em você!... Quando você tocar nesse pano, será como pegar minha mão e tocar-me. Quero que a unção que Deus pôs sobre a minha vida, em favor de milagres financeiros e de prosperidade fluam diretamente da minha mão para a sua... Então você reinará na vida como um rei". (Robert Tilton).


"Eu estava muito influenciado por Kenneth Hagin e Kenneth Copeland. Nenhum deles fala de salvação. Só de fé. A mensagem da fé é vazia sem o Espírito. A própria palavra prosperidade foi distorcida e tornou-se de importância fundamental no ministério. Dinheiro, dinheiro, dinheiro. É quase como ir a um cassino jogar" (Benny Hinn, citado por Paulo Romeiro, em Evangélicos em Crise, p.43-44). (Arrependimento de Benny Hinn).


Desmascarando "Os Papas" da Prosperidade e Saúde


Os proponentes da confissão positiva afirmam que a prosperidade financeira é uma prova de fidelidade do crente a Deus. Esses pregadores ensinam que todo crente tem direito a riquezas materiais e saúde perfeita, em todo tempo. E isto deve ser exigido de Deus, como parte de suas promessas conforme escritas na Palavra de Deus.


Alguns dias atrás, recebi um e-mail, que continha um material da pesquisadora de religiões Mary Schultz(3) mostrando como terminaram alguns dos grandes pregadores da prosperidade e da saúde perfeita. observem:

01. E. W. Kennyon faleceu vitima de um tumor maligno.

02. John Wimber e seu filho Chris morreram de câncer.

03. A . A. Allen morreu de alcoolismo.

04. John Lake morreu de um colapso.

05. Gordon Lindsey morreu do coração.

06. O cunhado de Kenneth Hagin morreu de câncer.

07. O mesmo aconteceu à sua irmã.

08. Sua esposa foi operada e o próprio Hagin usou óculos até morrer.

09. Kathryn Khulmann morreu do coração.

10. Daisy Osborne morreu de câncer, jurando que havia sido curada.

11. Jamie Buckingham morreu de câncer.

12. Fred Price conseguiu uma quimioterapia para a sua esposa.

13. John Osteen procurou ajuda médica para curar o câncer da esposa.

14. A esposa de Charles Capps fez tratamento médico de câncer e também Joyce Meyer.

15. Mack Timberlake está se tratando de um câncer na garganta.

16. R. W. Shambach fez quatro pontes safenas.

17. O Profeta Keith Greyton morreu de AIDS.


(4)Pedir ou exigir? (Reflexão)


Com relação à substituição do "pedir" pelo "exigir", vejam o seguinte. Pedir, do grego aiteõ, sugere a atitude de um suplicante que se encontra em posição inferior àquele a quem pede. É esse o verbo usado em João 14.13 - "E tudo quanto pedirdes em meu nome..." - e 14.14 - "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei". "Pedir", do grego erõtaõ, indica com mais freqüência que o suplicante está em pé de igualdade ou familiaridade com a pessoa a quem ele pede, como, por exemplo, um rei fazendo pedido a outro rei. "Sob este aspecto, é significativo destacar que o Senhor Jesus nunca usou o verbo aiteõ na questão de fazer um pedido ao Pai", por ter dignidade igual Àquele a quem pedia. (Jo 14.16; 17.9,15,20 - Fonte: Dic. VINE). Como a Confissão Positiva diviniza o homem, colocando-o no mesmo nível de Deus, não há porque pedir, mas exigir. Alguns falam em "reivindicar direitos", da mesma forma como fazemos nos requerimentos endereçados às autoridades constituídas.(5)


Soli Deo Gloria

_____________________________________________________________________(1) Anderson Maciel é formado em Teologia, onde concluiu o seu bacharelado no ano de 2002, na Faculdade Teológica Cristã Evangélica, Pastor da Igreja Evangélica Ministério Cruz de Cristo em Taguatinga Norte, no DF, atua em várias áreas entre elas o Ensino Teológico, Apologética Cristã e Treinamento de Líderes. E-mail: pr.anderson@ccfe.com.br
(2) Costa, Airton Evangelista. Confissão Positiva as Enfermidades. Cit. pp. 3,4.(3) Mesma autora do artigo intitulado: Drogas Espirituais 2000.(4) Júnior, Isaías Lobão. Por que eu não creio na Teologia da Prosperidade. Cit. pp. 1,2.(5) Costa, Airton Evangelista. Confissão Positiva as Enfermidades. Cit. pp. 4.



3 comentários:

bernardes1966 disse...

Prezado senhor, acredito que o uso do seu site tem sido de grande ajuda para o crescimento do Reino de Deus e conversão de muitas pessoas, aliás o senhor tem demonstrado conhecimento bíblico invejável, pois deve ficar feliz da vida em fazer criticas e atingir outras pessoas que nem mesmo conhece pessoalmente (somente de ouvir falar), haja vista que tecer comentários inescrupulosos é algo edificante para o senhor. Pregue o evangelho do Senhor Jesus e semeie a boa Palavra.

Jaime disse...

Prezado Moises! Tenho lido seus comentários com bastante atenção e gostaria de parabeniza-lo pelo caminho que resolveu traçar: Buscar a verdade e não ter medo de desmascarar estes usurpadores da fé. Tenho muita preocupação com o caminho que as Igrejas evangélicas estão tomando no Brasil. As "grandes" são chefiadas por verdadeiras quadrilhas de bandidos da pior espécie, que se aproveitam da ingenuidade, ignorancia e desespero das pessoas para arrancar-lhes até o último cantavo, com promessas de curas, de salvação, de riquesa, usando para isso o que é pior, o nome de Jesus. Sinceramente acho que esta mais que na hora das autoridades constituidas começarem a investigar e banir esta "raça" e coloca-los na cadeia que é seu lugar. Continue com seu trabalho isento, nos ensinando a entender mais a palavra que Deus quer que chegue até nós.
Jaime

Anônimo disse...

3670Paz do Senhor pastor,gostei desse seu artigo,o senhor foi instrumento nas Maos Divinas do Senhor,pois este ensino espurio que inventaram agora de confiçao positiva e teologia da prosperidade e satanico...nos nao somos nada diante do Senhor Deus,e quem somos nos,pra exigirmos algo DEle,pois o maior presente ja nos foi dado a vida Eterna em Jesus Cristo,continue,pois sei que o senhor teve respaldo biblico, em expor tudo isto em seu artigo,e quem deve buscar conhecer a Deus seria quem criticou o que pastor anderson,postou aqui.Isaias 8 :19´´Á Lei e ao TESTEMUNHO!Se eles nao falarem segundo ESta Palavra ,jamais verao a alva´´Leiam a Biblia ,mas primeiro dobrem seus joelhos e humilhem-se diante do Senhor dos Exercitos..Que Deus abençoe vc pastor anderson!