Total de visualizações de página

domingo

SERMÃO: A ORAÇÃO

Sintam-se à vontade para pregar!
Tema: A Oração
Texto: MT. 6: 9-13
Introdução: Orar é falar com Deus, fomos feitos reis e sacerdotes, temos liberdade para nos dirigir ao Pai em nome de Jesus, pelo caminho que Cristo nos abriu no calvário.

TÓPICOS RELEVANTES

a) Orar é conversar com o Deus Eterno.
Salmos 4:3 “Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele.”


b) Orar é um grande privilégio.
Hebreus 4:16 “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.”


c) Ao contrário de muitos homens, Deus é acessível!
Salmos 65:2 “Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne.”


d) Deus Responde as Orações.
Mateus 7:11 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”


e) Deve-se pedir
Mateus 7:7-8 “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”


f) Pedir com Sabedoria
Tiago 1:5-8 “5Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”


g) Deus pode não 'ouvir' a oração.
Salmos 66:18-19 “Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração.”


h) Deus pode se recusar a atender uma oração.
Provérbios 28:9 “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável.”


i) Orar em Nome de Jesus
João 14:13-14 “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”


j) Devemos ser agradecidos.
Filipenses 4:6 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.”


l) Orar Sempre
Efésios 6:18 “Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.”
1 Tessalonicenses 5:17 “Orai sem cessar.”


m) Deus pode responder antes de orarmos.
Isaías 65:24 “E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei.”


n) Deus pode responder Negativamente
2 Coríntios 12:8-9 “Acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.”


o) Deus pode testar nossa perseverança
Salmos 37:7 “Descansa no Senhor, e espera nele.”


p) Deus faz mais do que imaginamos
Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”


q) Deus supre nossas necessidades
Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”


r) O espírito Santo nos ajuda a orar.
Romanos 8:26-27 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.”


s) Temos que orar crendo.
Marcos 11:24 “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.”


t) Se pedirmos algo segundo sua vontade Ele responde.
1 João 5:14-15 “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.”


u) Jesus ensinou a Orar.
Mateus 6:9-13 “Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]”


v) Oração não é Mágica ou reza. Ela brota do Coração.
Mateus 6:7-8 “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”

x) Concepções erradas sobre oração:
- Oração não é castigo – Muitos pais ameaçam seus filhos dizendo que vão pô-los para orar, as crianças vão crescer e se tornarão jovens que não gostam de oração, pois associaram oração com castigo.


- Oração não é qualquer coisa – Muitos banalizam a oração com frases do tipo: “ irmão, não posso fazer nada pelo senhor, a única coisa que posso fazer é orar”! Ora, se pudermos ‘apenas’ orar, isso já é tudo!


- Oração não é esforço mental – Muitos acham que orar é uma força de concentração mental, de modo que acham que os ouvidos de Deus se inclinam ante a nossas vibrações mentais. Oração é uma conversa não uma telepatia. Oração é relacionamento. É falar como quem fala com um amigo íntimo.
Conclusão: A oração aproxima o homem de Deus, todo relacionamento tem que ter diálogo. Pela sua Palavra Deus fala conosco, pela oração nós falamos com Ele!
Moisés Almeida

2 comentários:

Everton disse...

Gostei do material obrigado e parabens pela iniciativa

lyevi disse...

pastor mt bom o estudo.. vou levar no culto de oracao hj!!! abraco! Deus abencoes