Total de visualizações de página

sábado

Eu, Chico Buarque, a Banda e a Palavra.

Ontem tive um sonho. Eu estava numa praça, cantando com Chico Buarque a música ‘A Banda’, não havia platéia, mas cantávamos com muita emoção. Acordei. O sonho tinha sido muito bom.

Mas que Deus livre o Chico de um suplício como esse de cantar comigo. Sou mais desafinado que qualquer desafinado perto de mim.


A música, no entanto, não saiu de minha mente, e como quando a gente está cheio da Palavra, tudo nos remete à Deus, comecei a meditar na letra da música com a qual Chico Buarque ganhou o II Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1966.


A música fala da banda que toca e as pessoas esquecem de suas dores, todos param de fazer o que fazem e ouvem a canção, até que... a banda passou! E o verso é cruel quando diz que ‘o que era doce acabou...tudo tomou seu lugar...cada qual no seu canto e em cada canto uma dor, depois da banda passar”.


Não pude deixar de pensar na frívola alegria deste mundo, que é motivada por coisas externas, como ‘uma banda’, mas depois que a festa acaba, as pessoas caem em si, reconhecendo que ainda são as mesmas pessoas, com seus problemas, fragilidades, ansiedades e medos.


A felicidade deste mundo é fútil como a passagem da banda do chico. Mas existe o ‘depois da banda passar’, ‘a quarta-feira de cinzas’, ‘a ressaca’, que invariavelmente faz as pessoas retornarem ao estado que sempre estiveram e que apenas foram momentaneamente anestesiados. Ao acordarem a alma dói.


A Verdadeira alegria só encontramos em Jesus! Nele até a tristeza salta de alegria! Essa alegria não vem de nada externo, não vem de bandinhas ou de trios elétricos, ela vem da segurança eterna que sentimos no coração cheio da Palavra.


Mas quem tem Jesus, tem uma alegria que se manifesta mesmo na dor, na agonia, na tristeza e no luto. É a alegria de saber que a dor já não dói, a agonia é transformada em gozo, a tristeza se enche de alegria e o luto é invalidado pela certeza da ressurrreição!


A Vida com Jesus é muito mais fácil, justamente porque é vida em abundância. Ele não é uma banda, Ele é o TODO, o EU SOU.Creia nisso e experimente a paz que excede a todo entendimento!


Ou então, espere a pela banda, mas saiba: ela vai passar!

Moisés Almeida




_________________________________


Veja a letra da música:

A Banda
Chico Buarque
Composição: Chico Buarque


Estava à toa na vidaO meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor


O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parouA
namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor


O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor


Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor

Depois da banda passar

Cantando coisas de amor...

Nenhum comentário: